Ubuntu 11.04

No final de abril ocorreu o lançamento oficial do Ubuntu 11.04, que deixa de usar o Gnome como interface padrão para usar o Unity.

Muita gente nesses últimos dias esteve ou está metendo pau na decisão da Canonical de usar o Unity em seu sistema operacional. Não acho motivo para isso, já que o Unity foi desenvolvido pela Canonical, não acho nada mais justo colocarem um produto deles em um sistema operacional deles. Do que adianta usuários passarem o dia inteiro escrevendo "Sou Linux!", "Liberdade no código" ou "Linux Humilha" no Facebook, Orkut (só no Brasil :P) ou no Twitter se Software Livre é mais do que fazer download de graça? A verdadeira ideia de Software livre é cooperação e troca de experiências.

O Ubuntu é uma das distribuições Linux mais utilizada no mundo, inovação é fundamental para se manter no topo, lembro-me do bafafá que deu quando o Ubuntu 10.04 foi lançado com os botões das janelas localizados no lado esquerdo da janela, um amigo meu parou de usar Ubuntu pois dizia que a distribuição estava se "desvirtuando"...

Gente! Ubuntu ainda é linux! E está melhorando a cada nova versão, sei que o Unity tem bugs, mas posso usar o sistema e reportar esse erros, não é sempre que acertamos de primeira, o Microsoft Windows é prova disso, a Microsoft lançou o Vista totalmente repaginado, não deu certo, e em 2009 para a surpresa de todos, o lançamento do Windows 7, que veio todo corrigido, mais leve, interface modificada e teve uma aceitação muito maior que seu antecessor, aliás, agora com toda essa conversa de Windows 8, só tenho a dizer por hora que a Microsoft vai ter que rebolar para lançar um produto tão bom e renovado quanto a Canonical.

Como a Canonical cancelou o programa de envio de CD's grátis, ontem a tarde me obriguei a fazer o download da nova versão do Ubuntu para poder preparar meu ambiente de desenvolvimento PHP para o projeto do CTI, pois precisa deixar tudo pronto para as minhas atividades. Eu já usava a versão 10.10, mas tenho que admitir que estava um pouco perdido quando comecei a mexer na versão nova, mas tudo é muito intuitivo e comecei a me achar logo.

Abaixo um print do "meu" Ubuntu 11.04: :-)

0 comentários:

Postar um comentário