Pirataria de Software

O assunto a seguir provoca muita polêmica, pois são dois lados interessados: o primeiro as desenvolvedoras de software, que querem proteger seus lucros e direitos sobre o software e a segunda, os usuários e hackers(alguns) que lutam por a "libertação" do código, tornando assim um software livre.
Concordo que os preços são "salgados" e que deveriam baixar um pouco, mas quem é protegido por lei e detentora do direito de exploração do software é sua empresa desenvolvedora...
O site da Borland tem a seguinte definição para Pirataria de Software:


O que é a Pirataria de Softwares?
Há varias formas de pirataria de softwares, sendo que cada uma delas contribui para que a indústria de softwares perca anualmente alguns bilhões de dólares. A seguir listamos as formas mais comuns de pirataria de software que afetam à Borland:Pirataria de Usuário FinalOcorre quando os usuários fazem cópias adicionais do software sem autorização. Aqui estão incluídas as cópias casuais realizadas por alguns indivíduos em empresas que não monitoram de perto a diferença entre o número de licenças instaladas e o número de licenças adquiridas.Venda Não AutorizadaA pirataria de revendedor ocorre quando um revendedor sem escrúpulos distribui múltiplas cópias de um único pacote de software original a diferentes clientes. A pirataria de revendedor também ocorre quando os revendedores vendem de má fé cópias piratas com aspecto de original para clientes desavisados. O que denuncia a pirataria de revendedor é a existência de múltiplos usuários com o mesmo número de série, a ausência de documentação original, um pacote incompleto, ou quando a documentação não confere com a versão do software instalado.
Pirataria pela Internet
Enquanto a Borland oferece versões autorizadas de seus softwares para venda online, diretamente através da Borland ou por meio de um de nossos distribuidores/revendedores autorizados, há também numerosas operações não autorizadas ocorrendo pela Internet:
  • Sites piratas que disponibilizam o download gratuito do software, ou requisitam a troca pelo upload de outros programas;
  • Sites de leilões via Internet que oferecem cópias falsas, desviadas, ou com quebra de direitos autorais dos softwares; e,
  • Redes peer-to-peer que permitem a transferência não autorizada de programas protegidos por direitos autorais.
A pirataria pela Internet talvez seja o único problema a representar grande risco ao e-commerce
Caso você encontre softwares da Borland à venda em sites populares de leilão com preços baixos demais para ser verdade, é provável que se trate de pirataria. Realizar ofertas por tais softwares deixam você exposto às responsabilidades legais referentes a pirataria de softwares.Falsificação de SoftwaresÉ a duplicação ilegal e venda de material protegido por direitos autorais com a intenção direta de imitar o produto protegido. No caso de pacote de produtos de software é comum encontrar cópias falsas de CDs ou disquetes que imitam o programa de software e sua embalagem, manuais, acordos de licença, etiquetas, cartões de registro e funções de segurança.CrackingOcorre quando se consegue acesso ilegal a softwares protegidos.

 Tecnicamente sou contra a pirataria em qualquer forma, mas devo admitir que já utilizei no passado softwares piratas, agora opto por softwares originais disponibilizados pelo programa MSDNAA da Microsoft que licencia alguns softwares Microsoft para alunos da área de tecnologia da SETREM, senão tento arranjar uma licença Trial software, mas se consigo um software gratuito que contemple minhas necessidades.


Não podemos esquecer das vantagens de se ter um software legal, como direito às atualizações, ficando livre de erros e incompatibilidades e uma das coisas mais importantes: Proteção contra vírus, pois hoje há milhares de sites que disponibilizam programinhas para crackear o software desejado, mas que na verdade está instalando vírus no computador.


Só para conhecimento: uma pesquisa feita em 2007 aponta que o Symantec Norton Anti-Virus foi o software mais pirateado nas empresas no ano.

0 comentários:

Postar um comentário